Você é o visitante...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

LIBERDADE

A liberdade que eu não ganhei na vida, exerci nas milhares de folhas que já devo ter gasto. Brinquei na rua pela primeira vez aos 12 anos, mas aí era tarde demais pra eu tomar gosto pela coisa... Eu tinha medo! O controle excessivo que a minha família praticava sobre mim já tinha tomado conta de todas as minhas ações. Nunca senti vontade de fazer bobagens às escondidas, não tenho coragem! Não só não me ensinaram a voar: Me ensinaram a temer, a não ter vontade de conhecer o mundo. Lá fora, tudo o que eu sei é que existem pessoas más, indignas de confiança e que jamais me darão as mãos sem interesses. Tudo o que me ensinaram é que não tenho força suficiente pra sobreviver à vida na selva de horrores além do meu portão! Em casa, tenho carinho, colo, boa vida e pessoas que me trarão no quarto o que julgam que eu necessite. Mas, ultimamente, tem sido massante ver as cenas se repetindo todos os dias... Eu queria me machucar, queria ter a chance de "quebrar a cara" e aprender com isso. Mas falta coragem... Coragem? Como fico se não puder voltar pra casa? O desprezo dos meus me seria doloroso demais! Por isso, não por outras razões, preferi suportar quieta a todos os verões que vi terminando. De qualquer forma, me sinto obrigada a reconhecer que todo o meu amor pelo conhecimento e pela informação foi uma boa conseqüência da minha pouca liberdade. O meu gosto pelo saber se deu pelo fato de que os estudos sempre foram a atividade praticada por mim sem a presença dos controles e da interferência familiar constante. Posso dizer, com certeza, que o que eu sei, mesmo sendo tão pouquinho, é aquilo que, com ou sem liberdade, realmente importa na vida... Na MINHA vida!!

2 comentários:

  1. Interessante mas falta algo, ao meu ver.
    Só não sei o que!!.
    Primux

    ResponderExcluir
  2. Aí fica difícil... Como vou saber em que preciso melhorar se você não tem uma opinião concreta e detalhada?
    Mesmo assim, agradeço!

    ResponderExcluir