Você é o visitante...

terça-feira, 5 de junho de 2012

O desafio de mediar a leitura

No segundo semestre de 2011, realizei uma formação pela Prefeitura do Recife na área da Mediação de Leitura/Contação de Histórias. Desde então, venho trabalhando e tenho vivenciado experiências que confirmam todos os dados estatísticos sobre o hábito da leitura no país.
Não se faz necessária nenhuma grande dose de esforço para constatar quão restrito é o número de alunos que realmente gostam de ler, e este é um problema que vem da base: grande parte dos pais, principais figuras que servem de espelho para comportamento e hábitos das crianças, não foram apresentados à leitura como forma de prazer, apenas como "mecanismo facilitador social".
Aprender a ler, para muitos, unicamente significa saber o destino de um ônibus, saber o que indica uma placa de trânsito ou o preço de uma mercadoria. No entanto, como educadores, temos a missão de transformar esta visão errônea tão amplamente difundida.
Os livros podem ser - e são - excelentes fontes, não só de conhecimento, mas, de uma diversão sadia, de momentos alegres e grandes descobertas, que engrandecem o indivíduo e preparam-no para a vida. 
Iniciei uma oficina de incentivo à leitura por meio da Contação de Histórias em uma escola da Rede Pública Estadual e tenho enfrentado  imensas dificuldades em fechar as turmas: foram ofertadas 40 vagas e preenchidas apenas 7! 
Não posso deixar de destacar que foram realizadas, antes da abertura de inscrições, duas semanas de divulgação. Mas, infelizmente, estamos lidando com uma geração de estudantes apenas preocupados com as redes sociais e os jogos eletrônicos.
O que me resta é não desistir, é manter a tranquilidade e a alegria, além da paciência, já que estimular nas crianças o gosto pela leitura, nem de longe, será uma tarefa fácil, nem para mim nem para todas as pessoas que assumam a mesma responsabilidade.

2 comentários:

  1. Oi luh!
    Muito legal essa sua iniciativa! Eu visitei três escolas de Caruaru e Altinho que tem um trabalho muito lindo com as crianças.
    Realmente é muito dificil esse incentivo. Força!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, minha flor! A missão é árdua, mas as recompensas prometem ser gratificantes. Qualquer pequena semente que gerar um bom fruto será extremamente válida.

    Outros beijos!

    ResponderExcluir