Você é o visitante...

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aprender NÃO combina com apanhar


Hoje foi um dia muito difícil para o meu coração de professora, filha, mãe e mulher.
Acho, honesta e sinceramente, um completo absurdo que, em pleno século XXI, os pais ainda batam nos seus filhos como punição por notas baixas na escola.
Uma de minhas alunas, enquanto eu aplicava a Avaliação da Unidade numa turma do 4º ano, de repente começou a chorar desesperada no cantinho da sala de aula, e eu fui até ela para entender o que estava acontecendo. Inocentemente, achei que ela poderia estar se sentindo mal ou doente, algo assim... Mas NÃO!
Mandei chamar a pessoa que coordena a escola e partimos para uma conversa em particular com a menina. Ela não sabia a resposta de uma questão e contou-nos com riqueza de detalhes, entre lágrimas, que a mãe lhe dá surras sempre que encontra questões abertas em branco ou questões de múltipla escolha incorretas, quando as provas vão para casa.
Contou-nos, também, que o pai, sempre que bebe, fica agressivo e acaba batendo nela, com a conivência da mãe.
Esta mãe, por sua vez, foi chamada recentemente para uma conversa com uma das professoras, segundo o que eu pude apurar de informação, pela razão de a aluna estar sempre nervosa e não conseguir responder normalmente a nenhum tipo de atividade valendo pontos. 
Quando questionada sobre a conduta completamente antipedagógica, a mãe da garota respondeu que pagava aulas de reforço e queria retorno, e que, além disto, a filha era dela.
Em resumo, estamos todos nós, os profissionais que cuidam de uma parte bastante importante da educação daquela criança, de mãos atadas e vendo que tanta violência acaba por surtir o efeito contrário ao desejado pelos pais da menina.
E mais difícil ainda é saber que este NÃO é um caso isolado: já houveram episódios piores do tipo "Corto os dedos dele de faca se ele reprovar".
O ato de educar, quando não for sinônimo de ensinar com amor, na minha humilde opinião, não vale a pena e simplesmente não funciona, porque aprender NÃO combina com apanhar!

3 comentários:

  1. Que absurdo.... realmente como ainda pode existir gente assim que bate nos filhos para melhorar o desempenho escolar.Eu sou prova viva disso e só melhorava os resultados longe da minha mãe,porque quando eu imaginava que ela estivesse chegando eu ficava nervoso e não fazia nada só tremer. Hoje eu vejo que não valeu a pena,porque fui meio rebelde alguns anos por causa disso mas o medo das surras não me deixaram reprovar de ano. Uma coisa que eu não levo de exemplo para fazer com meus filhos quando eu tiver.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    É realmente um grande absurdo o que os pais fazem ainda hoje. Com toda certeza a arte d ensinar não combina com a violência. Afinal, a boa educação constrói cidadãos de bem e a violência destrói tudo isso.
    Muito bem colocado esse texto.
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, Junior... Eu imagino como deve ter sido difícil pra você!
    Me lembro de uma vez, na 4ª série, quando fiquei de recuperação pela primeira vez: Minha mãe me deixou UM MÊS SEM TV!! Quase morri (no sentido conotativo), e não precisei apanhar pra aprender a lição.
    E, Lu, eu concordo em tudo! Faço minhas as suas palavras.

    Beijos.

    ResponderExcluir